A PELE NEGRA NA MAQUIAGEM POR EBONY
Quando falamos em maquiagem de pele negra para fotografia, dois itens são essenciais: a correção de subtom e o brilho.
Quando aplicarmos a maquiagem, sempre presamos pelo tom ideal da pele. O tom seria a cor. Por exemplo, bege, bege clara, marrom média, etc. Na pele negra o subtom também é muito importante, pois é mais pigmentada que as peles claras e assim tem mais variações.
Os subtons são as nuances do tom. Por exemplo, marrom claro frio, marrom claro quente, marrom claro neutro. A pele negra brasileira normalmente tem subtons do neutro ao quente, mesmo quando não estamos bronzeados. Isso se deve a incidência constante do sol por aqui.
Como as marcas de maquiagem normalmente seguem o colorismo para estrangeiros, os subtons que elas oferecem costumam ser mais frios. Por isso precisamos ajustar para evitar o efeito acinzentado.
Usamos então corretores avermelhados, amarelados ou alaranjados para uma correção natural. Caso o conceito fotográfico busque tons mais frios, usamos corretores que puxam para o oliva nas as peles mais quentes.
O brilho de uma pele negra deve ser controlado, mas nunca eliminado por completo. Sem o viço, tende a parecer uma falsa, sem vida, principalmente com a chegada da grande nitidez das câmeras com sensores digitais.
Dependendo quantidade de brilho desejada podemos usar diferentes tipos de maquiagem:
– Pós compactos são indicados para peles oleosas. Retiram quase todo o brilho. Um bom exemplo desta estética é o filme “Dreamgirls”, principalmente nas cenas das personagens no palco.
– Pós minerais mantém um brilho suave. Como se vê na série “Pose” e no filme “Pantera Negra”.
– Óleos aumentam o brilho. “Cidade de Deus” e a série “I May Destroy You” são boas referências deste trabalho.
É muito importante observar os efeitos sob a luz dos refletores da cena. Eles podem ser potencializados ou amenizados.
Se a luz é mais dura (de fonte pontual) devemos diminuir o brilho da pele para não parecer suada, a menos que seja o efeito desejado. Quando a luz é difusa (cuja fonte é uma superfície), o brilho é importante para iluminar a pele que já é escura.
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