DIA DO CINEMA BRASILEIRO

Há uma polêmica sobre qual é o dia do Cinema Brasileiro. Uns consideram o dia 5 de novembro, outros o dia 19 de junho. Para nós, quanto mais celebração da nossa arte, melhor! Então: FESTCHEEEEENHA!!!!!! (Sem aglomerações)

O dia 5 de novembro marcou a primeira projeção pública cinematográfico no Brasil em 1896. 7 meses depois do surgimento oficial do cinema na França, pequenos filmes europeus foram exibidos no Rio de Janeiro. Nada havia sido rodado ainda no Brasil.

O dia também é marco para dois grandes cineastas, Humberto Mauro e Paulo César Saraceni.

Paulo César Saraceni nasceu em 5 de novembro de 1932. Morreu 2012, deixando 16 filmes, entre as quais grandes obras do Cinema Novo, como “Capitu” (1967), “A Casa Assassinada” (1970) e “O viajante” (1998).

Humberto Mauro nasceu em 1897. Morreu em 5 de novembro de 1983. Foi um dos primeiros diretores de cinema de estúdio do Brasil. Fez 25 filmes, entre eles “Raza Dormida” (1928), “Ganga Bruta” (1933), “O Descobrimento do Brasil” (1936) e “Canto da Saudade” (1952).

Dois anos depois na primeira exibição, no dia 19 de junho de 1898, o italiano Affonso Segreto inaugura a produção em território nacional ao gravar sua chegada ao país na Baía de Guanabara. Apesar de ser um registro realizado por um estrangeiro e de que hoje não temos acesso ao vídeo, a data é considerada pela Ancine como dia do cinema brasileiro.

Seja dia 19 de junho ou 5 de novembro, o que importa é que temos duas datas para celebrar o nosso cinema! VIVA!

Texto Ana Caroline Brito @poneyhandsup

Na foto: Paulo César Saraceni

#timemontro #monstercam #cinemabrasileiro #diadodinemabrasileiro #ancine #affonsosegreto #humbertomauro #PauloCesarSaraceni #monstercamconhecimento #historiadocinema #cinematografia #cinema